Consulta Cidadão Bolsa Família – Projeto Minha Casa

Consulta Cidadão Bolsa Família

Anúncios

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA, desenvolveu um site para que os cidadãos realize a Consulta do Cadastro Único 2019 e, dessa maneira, os programas que são beneficiados. A ferramenta disponível veio como objetivo de ajudar os milhões de cidadãos que participam de algum programa do Governo Federal a realizar suas consultas.

Consulta Cidadão

Anúncios

O Cadastro Único é um conjunto de informações que são utilizadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal para prática de políticas públicas capazes de melhorar a vida dessas pessoas.

Desde o ano de 2003, o Cadastro Único é a única maneira de incluir as famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Para auxiliar esses milhões de brasileiros foi criado o Consulta Cidadão. A ferramenta pode ser acessada através do link direto do site do MDSA, no www.mds.gov.br/consultacidadao.

No Consulta Cidadão é possível verificar se a pessoa está cadastrada no CadÚnico para o Bolsa Família, conhecer alguns dados cadastrais e gerar um comprovante de cadastramento para impressão.

Como fazer a Consulta?

A Consulta Cidadão para o Bolsa Família pode ser realizada no site direto www.mds.gov.br/consultacidadao. O processo é rápido, fácil e ágil.

Informe todos os dados solicitados:

– Nome completo.

– Data de Nascimento.

– Nome da Mãe.

– Informe o seu Estado.

Feito isso, no botão Não sou um Robô. Aparecerá uma pequena tela complementar. Siga as instruções contidas no texto e marque as imagens solicitadas. Se novas imagens aparecerem com o mesmo objeto, clique nelas também. Quando não houver imagens restantes, clique em CONFIRMAR.

– Feito isso, clique em EMITIR.

Após clicar em EMITIR, o sistema localiza a pessoa e exibe todos os dados registrados no CadÚnico 2019. Em uma tabela, você poderá acessar o NIS, nome completo, sexo, nome da mãe, data de nascimento, e o município de Cadastramento.

Se o sistema não localizar os dados, aparecerá uma mensagem informando o procedimento. É importante lembrar que os dados informados devem ser os mesmos registrados no Cadastro Único 2019.

Além disso, pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta também não vão ser localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível no Consulta Cidadão.

Comprovante Consulta Cidadão

A partir das informações exibidas no Consulta Cidadão Bolsa Família, pode ser gerado o Comprovante de Cadastramento.

Para imprimir o Comprovante de Cadastramento, você deverá clicar na imagem da pequena impressora na última coluna AÇÃO.

No Consulta Cidadão Bolsa Família você consegue o comprovante de cadastramento completo, com as seguintes informações:

– Identificação do nome da pessoa que fez a consulta;

– O NIS da pessoa que fez a consulta;

– Data de nascimento da pessoa que fez a consulta;

– Nome da mãe da pessoa que fez a consulta;

– Data de cadastramento da família no Cadastro Único;

– Município e UF onde a pessoa/família está cadastrada;

– Data da última atualização cadastral da família;

– Faixa de renda familiar total;

– Faixa de renda familiar por pessoa (per capita);

– O nome completo de cada um dos integrantes da família;

– A data de nascimento de cada um dos integrantes da família;

– O NIS de cada um dos integrantes da família;

– Identificação do Responsável Familiar, bem como a relação de parentesco com o Responsável Familiar de cada um dos integrantes da família.

Além das informações, o documento no Consulta Cidadão Bolsa Família vem completo contendo ainda:

– Brasão da República utilizado em documentos oficiais do governo;

– Identificação do órgão: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário;

– Identificação da Secretaria: Secretaria Nacional de Renda de Cidadania;

– Indicativo “Comprovante de Cadastramento”;

– Mensagem: “Sua família está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal! ”.

Os comprovantes emitidos na Consulta Cidadão Bolsa Família diz respeito às informações registradas na base de dados do Castro Único 2019, no mês informado, geralmente diz respeito a 45 dias anteriores a pesquisa. Por isso, pessoas que se cadastraram recentemente podem não ter seus dados localizados.

Renato Dias
Renato Dias

Profissional com formação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais. Com uma trajetória consolidada, ele desempenha suas funções como redator em portais de conteúdo, onde acumula um sólido histórico de experiência e pesquisa. Sua atuação se concentra na produção de conteúdo relacionado a economia, finanças e investimentos, demonstrando profundo conhecimento e expertise nessas áreas.

Artigos: 77