CNH Social 2020 – Inscrições, Cadastros e Requisito – Projeto Minha Casa

CNH Social 2020 – Inscrições, Cadastros e Requisito

Anúncios

Se você deseja ter uma carteira de motorista, mas não tem condições para adquirir a sua, o governo Federal tem um programa social que pode ajudar você: o CNH Social 2019.

Para que você tenha acesso a esse benefício é preciso que se encaixe nos requisitos que você vai conhecer logo abaixo quais são. Além disso, nesse artigo você entenderá melhor os seguintes tópicos:

Anúncios

  • O que é a CNH Social 2019
  • Quem pode ter acesso a CNH Social 2019
  • Documentos requeridos
  • Como realizar a inscrição para a CNH Social 2019

O que é a CNH Social 2019?

Como já citei no início do artigo, o programa social chamado CNH Social 2019 tem como intenção possibilitar que qualquer indivíduo tenha acesso a uma carteira de motorista.

O Governo Federal disponibiliza no atual ano, até 9 mil vagas para esse programa, para que pessoas com uma baixa renda, como também pessoas desempregadas consigam ter um Carteira de habilitação.

Porém, o programa CNH Social 2019 não está disponível em todo o território nacional, compreende apenas 8 estados do país. Por isso, antes de mais nada, é importante que você saiba se seu estado faz parte dessa lista.

Entre os estados estão: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Quem pode ter acesso a CNH Social 2019

Para você ter acesso a um benefício do governo, é preciso que você faça parte de um grupo de pessoas com perfis e características parecidas. Essas características são definidas pelo próprio governo.

Para que você possa ter acesso a CNH Social 2019 é preciso que você cumpra os seguintes requisitos:

  • A família ou indivíduo receber assistência social do governo através do bolsa família
  • Estar estudando em uma escola pública em um período superior a 6 meses, independente do grau, pode ser fundamental, médio ou até profissionalizante
  • Saber ler e escrever
  • Ter mais que 18 anos
  • Ter alguma necessidade especial que não impeça de dirigir
  • Estar regressando do sistema penitenciário
  • Pessoas que tenham cometido algum infração e desejam regularizar sua situação

*Vale lembrar não é preciso atender todos os requisitos para ter acesso a CNH Social 2019, basta se enquadrar em um e você já pode se inscrever!

Porém, além desse citados acima, em que é necessário estar apenas em uma categoria, há requisitos OBRIGATÓRIOS que o individuo que deseja ser beneficiário da CNH Social 2019 precisa cumprir:

  • Nunca ter cometido uma infração de trânsito
  • Não receber mais que 3 salários mínimos, se enquadrando na categoria de baixa renda
  • Fazer a inscrição online para que possa participar de todo o processo

Documentos requeridos para a CNH Social 2019

Para que você possa realizar a inscrição no processo seletivo da CNH Social 2019 é necessário que você apresente alguns documentos. Dentre eles podemos destacar:

  • Documento de identificação de todos os adultos da sua residência
  • RG e CPF do cônjuge se houver
  • Certidão de nascimento dos filhos, se for o caso
  • Documento original e uma cópia que comprove residência
  • Seu CPF e RG (necessário levar duas cópias e a original)

Como realizar a inscrição para a CNH Social 2019

Como citei em um parágrafo anterior, o processo é todo feito de maneira online. Porém, cada estado tem um modelo próprio de inscrição da CNH Social 2019 para seguir. Dessa forma, antes de tudo vale a pena checar o que o Detran do seu estado recomenda.

Você pode se inscrever através do site do SEST/SENAT, através desse link. Depois disso, no próprio site há um edital com diversas informações úteis para você, candidato. Por isso, leia atentamente antes de começar a inscrição.

Em seguida, você pode procurar o botão correspondente para realizar sua inscrição. Depois basta preencher todos os dados solicitados. Nessa hora é importante ter documentos como CPF, comprovante de moradia e RG em mãos para preencher quando solicitado.

Além disso, é muito importante que você fique atento aos prazos de inscrição de cada estado, pois ele pode variar.

Gostou de saber mais sobre a CNH Social 2019? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog! Estamos preparando vários outros assuntos de seu interesse

Renato Dias
Renato Dias

Profissional com formação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais. Com uma trajetória consolidada, ele desempenha suas funções como redator em portais de conteúdo, onde acumula um sólido histórico de experiência e pesquisa. Sua atuação se concentra na produção de conteúdo relacionado a economia, finanças e investimentos, demonstrando profundo conhecimento e expertise nessas áreas.

Artigos: 104