5 December, 2022

Como descobrir o número do PIS/PASEP?

Hoje você vai saber, aqui nesse artigo, como descobrir o número do PIS/PASEP de forma simples e rápida. Mas antes vamos dar algumas informações importantes que você precisa saber.

ANÚNCIOS

O que é o PIS?

O PIS (Programa de Integração Social) é uma contribuição social feita pelas empresas. Esse dinheiro tem como objetivo financiar abono salarial e o seguro desemprego transferindo renda aos trabalhadores de baixa renda.

ANÚNCIOS

As vezes ele pode aparecer como PIS/PASEP, como NIt/PIS. O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ou seja, um tipo de PIS para funcionários públicos. O Número de Identificação do Trabalhador (NIT), vai substituir o PIS/PASEP.

Como consultar o número do PIS pelo CPF?

Para consultar o número do seu PIS usando o CPF você pode acessar o site Meu INSS. Através dessa ferramenta você vai encontrar inúmeros serviços, além de consultar o PIS, também poderá obter informações sobre o número de contribuições para manter-se informado sobre os rendimentos.  

Veja o passo a passo para a consult,a como é fácil:

1º passo – Acesse o site Meu INSS;

2º passo – No canto superior direito da página clique no ícone “Entrar”;

3º passo – Selecione o ícone “Cadastre-se”;

4º passo – Preencha todos os campos obrigatórios com suas informações pessoais, como nome da mãe, e-mail, estado, CPF, data de nascimento, número de celular, nome;

5º passo – Clique em “Próxima”;

6º passo – Pegue caneta e papel para anotar a senha que o sistema vai criar para você;

7º passo – Informe o número do CPF e a Senha;

8º passo – Faça o Login e mude a senha para uma de sua preferência;

9º passo – Acesse o site novamente usando a sua senha.

Quando clicar no canto superior direito terá acesso a todos os dados do usuário com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Está pronto, você já teve acesso às informações do PIS através do CPF.

Você pode consultar o PIS na sua Carteira de Trabalho.

Abono salarial

Um dos principais benefícios do PIS é usar para pagar abono salarial, que é concedido aos trabalhadores de baixa renda. Se você trabalhou com carteira assinada no ano passado e ganhou até dois salários mínimos, você tem esse direito. Você nirá receber o abono referente à um salário mínimo.

Além dos requisitos acima, você também precisará ter:

Ter seus dados relacionados a RAIS do ano anterior enviados ao Ministério do Trabalho dentro do prazo obrigatório, que é de responsabilidade do empregador.

Você encontra o calendário com as datas de pagamento completo na Caixa Econômica Federal. Se você tem Cartão Cidadão poderá usá-lo para sacar seus benefícios.

Como desbloquear o Cartão Cidadão

Todos os trabalhadores brasileiros que têm carteira de trabalho assinada pela Consolidação das Leis do Trabalho têm direito a receber o cartão cidadão.

Mas o que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão é muito parecido com os cartões de banco, pois ele permite que o trabalhador faça consultas e saques aos benefícios sociais e trabalhistas. O Cartão Cidadão dá acesso aos seguintes benefícios:

– FGTS;

– Seguro-desemprego;

– PIS;

– Abono Salarial;

– Bolsa Família.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

Tem direito ao cartão cidadão apenas as pessoas que recebem algum benefício do Governo pela Caixa Econômica Federal, trabalhadores com Carteira Assinada, pois eles podem ter para receber parcelas do seguro desemprego, FGTS Provisionado, abono salarial ou rendimento do PIS. Para receber esses valores é preciso ter o cartão cidadão.

Como fazer o Cartão Cidadão?

O cartão cidadão é feito pela Caixa, se você tem direito ao mesmo e ainda não recebeu, dirija-se a qualquer agência da Caixa e peça o seu. Você pode ligar para a central de atendimento no número: 0800 726 0207 e solicitar o seu cartão, mas será preciso estar com os seguintes documentos em mãos:
– CPF,

–  Título de Eleitor,

–  RG e

– Carteira de trabalho.

Mesmo com a recessão que o país se encontra têm muitos trabalhadores que estão com a Carteira de Trabalho Assinada é preciso averiguar de tempos em tempos o seu extrato do FGTS, para tanto é necessário ter em mãos o número do PIS.

Com esse número você tem acesso a todos os serviços do site do INSS e poderá obter todas as informações relacionadas a ele.

Departamento de recursos humanos da empresa

O departamento de recursos humanos de qualquer empresa é obrigado a fornecer ao trabalhador o número do PIS correto, de acordo com a lei.

Uma das formas mais simples de consultar o número do PIS é através da Carteira de Trabalho, pois ele já vem impresso nela, ou no Cartão Cidadão.

Importância do Número do PIS

O número do PIS é importante, porque ele é o documento que comprova o vínculo firmado entre a pessoa física e a Previdência Social Brasileira. É através desse número que o trabalhador é identificado, caso seja necessário para receber algum benefício previdenciário, como licença saúde ou aposentadoria.

Aqui no artigo você pode obter inúmeras formas de obter o número do PIS, pois esquecer é muito comum, ainda mais com todas as senhas e números de telefone que precisamos decorar às vezes é comum esquecer de algum número.

Ter uma carteira de trabalho assinada é a garantia de emprego, pois você sabe que a sua Carteira de Trabalho não é assinada se o trabalhador não pretende ficar com você. A Carteira de trabalho contém o histórico da sua vida profissional, por isso é tão importante guardá-la, para a hora que for se aposentar ter como comprovar as empresas que trabalhou e o valor que recebia por cada trabalho realizado.

Mesmo que o INSS tenha um registro de todos os trabalhadores é preciso ter a Carteira de Trabalho na hora de se aposentar, ou em caso de acidente para receber o auxílio doença, entre outros.

Espero que o artigo tenha ajudado você como descobrir o número do PIS, pois ele é muito importante e pode ajudar você a receber os benefícios do governo.

http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/cotaspis/Paginas/default.aspx

ANÚNCIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *