5 December, 2022

Como tirar 2ª via de identidade?

A 2ª via do documento de identidade, mais conhecido como RG, pode ser tirada por qualquer cidadão que tenha perdido o documento, foi roubado ou que, por algum motivo, queira tirar uma 2ª via. Muitas pessoas também optam por uma nova versão do documento quando a primeira foi obtida ainda muito novinhos e, por isso, a foto do documento é de quando eram crianças.

ANÚNCIOS

É importante manter os seus documentos sempre atualizados, por isso a 2ª via do RG também pode ser necessária após casamentos ou divórcios. Em cada cidade há um local específico para obter a 2ª via, mas em todos eles, geralmente é o mesmo procedimento e os mesmos documentos são necessários. Se você quer tirar a 2ª via de identidade, confira a seguir todas as informações necessárias.

Em quais casos são necessárias a 2ª via?

ANÚNCIOS

A 2ª via do documento de identidade é muito necessária em algumas situações, mas, em outras, trata-se de um capricho do indivíduo. A 2ª via se faz necessária em casos de roubos e/ou perdas, assim como em casos que o documento está muito danificado.

No entanto, também é possível solicitar a 2ª via quando há uma nova versão do documento, com mais informações e mais intuitiva, ou ainda quando o indivíduo tirou o documento muito novo e quer uma foto mais atualizada. É preciso sempre avaliar a situação e ver se realmente vale a pena obter uma 2ª via da identidade.

Documentos para emitir 2ª via de identidade

Para emitir a 2ª via do documento de identidade é preciso apresentar uma série de documentos importantes, basicamente os mesmos que você apresentou quando tirou o seu documento pela primeira vez. Entretanto, pode ter algumas modificações, como se você quiser adicionar o sobrenome do seu cônjuge ou retirar algum sobrenome.

De modo geral, você deve apresentar: uma foto 3×4 recente, Certidão de Nascimento original com uma cópia simples, Certidão de Casamento original com uma cópia simples, Boletim de Ocorrência no caso de furto ou roubo, CPF original ou comprovante de inscrição na Receita Federal, Cartão do Cidadão original (para aqueles que desejam que ele apareça no RG), entre outros.

É importante ficar atento à como funciona o posto de atendimento de sua cidade, pois em alguns deles não é preciso apresentar fotos, ela é tirada na hora. Alguns postos de atendimento também possuem seu site na internet, onde fornecem mais informações sobre os serviços e detalham todas as informações mais importantes.

Taxa para emitir 2ª via de identidade

Na hora de emitir a 2ª via de identidade, você precisará pagar uma taxa para que a confecção do novo documento seja feita com sucesso e você possa recebe-lo em alguns dias. Quem ainda não tem o documento e vai obter a 1ª via, não precisa pagar nada, é totalmente gratuito.

No entanto, quem precisa da 2ª via, terá que arcar com uma taxa no valor de R$68,43, sendo que esse valor pode ser reajustado ao longo dos anos. Estão isentos de pagar a taxa idosos a partir de 65 anos e pessoas que foram vítimas de roubo, mas é fundamental apresentar o Boletim de Ocorrência.

E se você precisar da sua 2ª via de forma muito rápida, para o dia seguinte, pode pagar ainda por uma modalidade expressa, em que a taxa sobe para R$88,95.

Onde emitir 2ª via de identidade

Tanto a primeira via quanto a segunda via do documento de identidade podem ser solicitados somente nos postos autorizados pelo governo federal, sendo que estão presentes em grande parte do Brasil. Exemplos de postos do governo são: Poupatempo, Faça Fácil, Vapt Vupt e o Tudo Fácil. Nas cidades que não possuem esses postos, o documento pode ser solicitado e emitido diretamente em uma unidade da Polícia Civil.

Se você mora em uma cidade com um dos postos mencionados, você consegue obter todas as informações sobre o serviço online, em seus respectivos sites.

Passo a passo para tirar 2ª via de identidade

Para tirar a 2ª via da sua identidade, o primeiro passo é reunir todos os documentos mencionados e, em seguida, se certificar de que possui o valor para arcar com a taxa de emissão, caso não possa ficar isento.

Depois disso, deve se dirigir até um dos postos mencionados ou até a unidade da Polícia Civil, com todos esses documentos em mãos. No local você poderá entregar os documentos e formalizar o pedido da segunda via. No final, receberá uma Guia de Arrecadação que deverá efetuar o pagamento para que seu documento comece a ser confeccionado. Será preciso aguardar o prazo dado pelo posto para ir retirar o seu documento.

Prazo para receber a 2ª via de identidade

O prazo normal de entrega do RG, tanto da 1ª quanto da 2ª via, é de até 12 dias úteis, após o pagamento da taxa. Se você pagar pela modalidade expressa, há duas opções de prazos: em até 3 horas está pronto, mas somente em algumas unidades; em até 5 dias úteis.

No momento de solicitar a 2ª via, converse com o atendente e veja se é possível pegar o documento no mesmo dia. Ele irá lhe informar se essa opção está disponível na unidade ou se você deve esperar mais um tempo.

2ª via de identidade

A 2ª via de identidade é um documento de grande importância e você deve ter muito cuidado quando obtê-la, pois, é difícil conseguir uma outra via. Por isso, guarde seus documentos sempre em total segurança e em um local que você lembrará. A identidade é o documento mais importante de todo cidadão, sendo necessária para diversos serviços e afins, como se matricular em universidades, conseguir CNH, criar contas em bancos e em lojas, e muito mais.

Se você ainda não encontrou um posto perto de você, sugiro que acesse o site do posto de atendimento do governo do seu estado e veja os estabelecimentos mais próximos. Quanto antes você tirar a sua 2ª via, melhor. Não fique por muito tempo sem o seu documento.

http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=160

ANÚNCIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *