18 April, 2021

Caixa anuncia redução da taxa de juros para financiamento da casa própria

A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente uma redução na taxa de juros para os financiamentos da casa própria, o que aumentou as expectativas das famílias que estão querendo investir nesse tipo de negócio para um futuro melhor. Ainda existem muitas pessoas que moram de aluguel e que aguardam uma boa oportunidade para fazer esse investimento.

Publicidade

Além disso, há outras novidades para imóveis novos que são contratados a partir da instituição. Se você tem interesse em comprar um imóvel para sua família e quer saber de todas as novidades do segmento, confira a seguir as informações que nós separamos.

Publicidade

Taxas de juros mais baratas para a casa própria na Caixa

Uma novidade foi anunciada pela Caixa Econômica Federal para as próximas semanas. Todas as pessoas físicas que assinarem contratos novos de financiamento habitacional no banco irão poder pagar taxas de juros menores. Para isso, o financiamento deve estar inserido no SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

A redução será de até 0,5 ponto percentual dos juros, cuja Taxa Referencial irá variar entre 6,25% e 8% ao ano, dependendo do perfil de cada cliente. Com esse anúncio, a Caixa espera conceder quase R$15 bilhões em crédito imobiliário através do SBPE que usa recursos da poupança para financiar imóveis para a classe média.

Nos últimos meses, a redução nas taxas de juros já acumulou 2,5 pontos percentuais. Na parcela mensal, pode haver uma redução em torno de 25% no que é pago pelo cliente ao banco. No entanto, essa diferença e redução pode ser ainda maior nas linhas de crédito que receberam correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, cujo IPCA cobrado é de 2,95% ao ano. Com isso, há uma redução ainda maior nos valores que são cobrados pelas parcelas.

Período de carência para imóveis novos

Mas a redução na taxa de juros não foi a única novidade anunciada pela Caixa: o presidente da instituição também revelou que vai prorrogar a carência de seis meses para que o cliente comece a pagar as prestações do seu novo contrato imobiliário.

Na prática, ao adquirir um novo imóvel pelo financiamento da Caixa, nos primeiros 6 meses o cliente vai arcar somente com os valores referentes aos seguros e à taxa de administração do contrato. Somente depois disso é que começará a arcar com as prestações do financiamento em si.

Para aproveitar essa prorrogação na carência de 6 meses, é necessário fechar o contrato até 30 de dezembro desse ano. A prorrogação do período de carência se fez necessário devido à pandemia, pelo fato de muitas famílias ainda estarem se recuperando da crise.

Aqueles clientes do banco que apresentarem dificuldades para voltarem a pagar as parcelas do financiamento, poderão contar com um pagamento parcial das prestações. A Caixa dará a opção de pagar 75% da parcela por até 6 meses, ou entre 50% e 75% do valor da parcela, por até 3 meses.

Feirão da Caixa Virtual nos próximos meses

Todos os anos, o Feirão da Caixa acontece para incentivar a compra de imóveis por todo o país, oferecendo descontos e promoções especiais para agradar diversos perfis de clientes. Nesse ano, por conta da pandemia, o presidente da instituição anunciou que o evento será online, atendendo assim todas as necessidades do mercado.

A Caixa tem o intuito de agilizar a assinatura dos contratos e evitar a aglomeração em suas agências, por isso vai oferecer a todos os clientes a possibilidade de fazer a contratação do financiamento de forma 100% digital através do aplicativo Caixa Habitação. No momento, esse é um serviço disponível somente para as principais cidades do Brasil, mas em breve deve ser estendido para o restante do país.

Dessa forma, quem quer aproveitar a compra de um imóvel por meio do financiamento e do evento para aproveitar condições especiais, poderá acompanhar o evento online e realizar a contratação dentro do aplicativo.

Como participar do Feirão da Caixa Virtual

Com o anúncio de que o evento realmente vai acontecer, diversas famílias estão curiosas para saber como vão poder participar. Afinal, estão acostumados a participar de um evento presencial, indo de estande a estande para conferir os imóveis, as ofertas e as condições especiais.

Como conseguir, então, ter uma experiência parecida e conferir tudo que o banco tem a lhe oferecer? Ainda não sabemos 100% como isso vai acontecer, mas tudo indica que o evento será transmitido ao vivo, por onde as famílias poderão conferir todos os imóveis e verificar os anúncios, para depois então realizar a contratação pelo aplicativo.

Dentro do aplicativo, poderá escolher o imóvel que mais lhe agradou, selecionar as condições especiais e encaminhar a contratação do financiamento.

Financiamento habitacional da Caixa

O financiamento habitacional da Caixa é um dos maiores serviços do banco e todos os anos ajuda milhares de brasileiros a realizarem o sonho da casa própria. Durante a pandemia, a contratação do financiamento ficou suspensa, mas está voltando aos poucos. Os clientes que desejam aproveitar essas condições devem fazer a contratação do financiamento até o final do ano.

Ele é voltado para famílias da classe média brasileira que querem sair do aluguel e ter uma melhor condição de vida. As parcelas, em muitos casos, superam o valor de R$1 mil por mês, portanto é indicado ter uma renda que seja o dobro disso, pelo menos, para que a qualidade de vida da sua família não seja comprometida.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é referência quando o assunto é financiamento habitacional com condições especiais, pois está sempre buscando novas maneiras de beneficiar as famílias e facilitar o acesso à casa própria. Tendo uma grande parceria com o governo, será a Caixa quem também realizará todas as transações relacionadas ao novo substituto do Minha Casa Minha Vida, conhecido como Casa Verde e Amarela.

Por enquanto, quem tem condições, pode investir em um financiamento por conta própria, também aproveitando de todos os benefícios que o banco tem a oferecer, inclusive a possibilidade de aguardar até 6 meses para começar a arcar com as parcelas.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *