Cadastro Único – Inscrições CadÚnico, Consulta NIS – Projeto Minha Casa

Cadastro Único – Inscrições CadÚnico, Consulta NIS

Anúncios

Na internet há várias informações sobre como realizar o cadastro único 2019, porém, as vezes é tanta informação que não conseguimos localizar aquilo que realmente queremos saber.

Para ajudar você, eu preparei um artigo exatamente sobre isso: o cadastro único 2019. Ele é uma iniciativa do MDS (ministério do Desenvolvimento social) para justamente captar informações a cerca das famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico está acontecendo em todo o país em conjunto com os órgãos de assistência social tanto a nível municipal, como estadual.

Anúncios

O cadastro único 2019 ajuda o governo a proceder com políticas públicas voltadas a essas famílias com mais carência. Pois nele são registradas várias informações dos membros de cada família. Dessa forma, as políticas públicas visam a integração e inclusão dessas famílias na sociedade e uma auxilio para a melhor qualidade de vida.

Como todo programa do governo, para ser incluído nesse, é preciso ter um perfil definido pelo governo federal. Se a pessoa ou família são incluídas no cadastro único 2019 vão começar a ter direito a uma série de benefícios oferecidos pelo estado.

No artigo de hoje trataremos dos seguintes temas relacionados ao cadastro único 2019:

  • O que é o cadastro único 2019?
  • Quem pode se cadastrar
  • Como se inscrever no CaÚnico 2019
  • Direitos que os beneficiários podem usufruir

O que é o cadastro único 2019?

Como já citei acima, trata-se de uma forma que o governo federal achou para reunir as informações referentes as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi iniciado juntamente com a criação do Bolsa família, dessa forma, estão inteiramente ligados, visto que durante muito tempo foi o cadastro único 2019 que definiu quem tinha direito a ela ou não.

A partir do cadastro único 2019, as pessoas inscritas têm acesso a uma diversidade enorme de direitos, através da participação de programas sociais.

Quando inscrito no CadÚnico, o cidadão recebe o NIS, que é o número de identificação social. Através desse número, a pessoa pode consultar quais são informações disponibilizadas online pelo portal de Consulta Cidadão do MDS.

Como o cadastro único 2019, como já mencionado, serve para o governo saber se tal família tem o perfil adequado para receber assistência social, com isso, é necessário que todo ano haja um novo cadastramento para renovação de informações.

Qual o perfil dos candidatos ao cadÚnico 2019

Para fazer parte do CadÚnico é necessário compreender alguns requisitos, dentre eles:

  • Famílias com até 3 salários mínimos.
  • Famílias com até meio salário mínimo por pessoa.
  • Famílias acima de três salários mínimo participantes de outros programas sociais como o Minha casa minha vida.

Contudo, esses são apenas os requisitos para se inscrever ao cadastro único 2019, para ter direito aos programas sociais ainda é necessário passar por uma nova avaliação de renda.

Como se cadastrar no cadastro único 2019

O cadastro único 2019 está acontecendo em todo o país, com equipes especificas para fazerem o cadastramento das famílias.

Em cidades com maior número de população, as pessoas com o perfil adequado podem se dirigir até algum dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Nas cidades com uma taxa de população mais baixa, o cadastramento está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social.

Durante o processo de cadastramento, as famílias são entrevistadas e são recolhidos todos os dados necessários para a inscrição. Depois disso, a família já recebe o número do NIS.

Depois do recolhimento de informações, essas seções realizam uma identificação de quais programas as famílias têm direito a participarem. Em seguida, são enviadas ao Governo Federal para a definição concreta de todo o material.

Para realizar a inscrição no cadastro único 2019 é necessário levar alguns documentos, dentre eles:

  • Identidade juntamente com o CPF, Certidão de Nascimento e/ou casamento de todos os membros, além da Carteira de Trabalho de todos os membros da família.
  • Comprovativo de renda familiar e por indivíduo.
  • Comprovativo de endereço
  • Comprovativo de inscrição em alguma escola das crianças da família que possuem entre 6 a 17 anos.

Programas sociais vinculados

Ao ser aprovados no CadÚnico, as famílias terão acesso a diversos programas sociais, tais como: Vale gás, Minha Casa Minha vida, Bolsa Família, Cartão Idoso, Kit de antena e conversor digital, Aposentadoria, Pro Jovem, entre outros.

Gostou de saber mais sobre o cadastro único 2019? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do site, temos muitas outras informações para você!


http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/Paginas/default.aspx

Renato Dias
Renato Dias

Profissional com formação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais. Com uma trajetória consolidada, ele desempenha suas funções como redator em portais de conteúdo, onde acumula um sólido histórico de experiência e pesquisa. Sua atuação se concentra na produção de conteúdo relacionado a economia, finanças e investimentos, demonstrando profundo conhecimento e expertise nessas áreas.

Artigos: 104

Um comentário

Os comentários estão encerrados.