6 December, 2022

Inscrições Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal brasileiro que foi criado há muitos anos e sempre está beneficiando os jovens estudantes que buscam pela primeira oportunidade de emprego e pela qualificação profissional. Trata-se de um programa que tem o objetivo de qualificar os jovens de forma gratuita e tornar o mercado de trabalho mais receptivo para receber aqueles que estão se formando no ensino médio.

ANÚNCIOS

Esse programa se fez necessário pela alta demanda do mercado de trabalho em profissionais qualificados e pela dificuldade em que os jovens estavam encontrando de conseguir um emprego, pela falta de experiência e de qualificação. Hoje em dia, o Jovem Aprendiz é um programa extremamente conhecido e que disponibiliza centenas de oportunidades todos os anos por meio das empresas parceiras. Saiba tudo sobre o programa e as inscrições a seguir!

Como funciona o Jovem Aprendiz

ANÚNCIOS

O Jovem Aprendiz atua por meio de empresas que contratam os jovens por até dois anos, respeitando tudo o que está inserido na lei de Aprendizagem. Tudo é realizado pelas próprias empresas ou por instituições de ensino parceiras, como o Senai e o CIEE. Quando a empresa possui vagas, ela disponibiliza online e os interessados devem cadastrar o seu currículo (pode acontecer somente um processo seletivo por ano disponibilizando vagas para todo o Brasil, como ocorre em bancos, ou pode haver várias oportunidades ao longo do ano, de acordo com a necessidade de cada unidade).

A empresa entra em contato com os jovens que atendem a todos os requisitos para que eles participem das demais etapas do processo seletivo. Após a seleção, esses jovens começam a atuar na empresa e ganham uma vaga em um curso técnico profissionalizante, podendo obter o conhecimento completo no estágio e a parte teórica no curso.

Lei de Aprendizagem

A lei de Aprendizagem foi criada para possuir todas as regras do programa, requisitos e benefícios, além de informar quais são as obrigações do jovem contratado e da empresa que passa a ter uma responsabilidade com todos os seus funcionários.

É através da lei de Aprendizagem que foram estabelecidos todos os requisitos do programa, assim como os benefícios que as empresas devem pagar aos jovens contratados. A lei garante que as empresas de médio e grande porte de nosso país ofereçam vagas de Jovem Aprendiz de acordo com sua quantidade de funcionários, pelo menos de dois em dois anos. As empresas devem seguir todas as regras impostas pela lei, assim como o jovem deve desempenhar todas as funções previstas na mesma.

Requisitos Jovem Aprendiz

Para poder participar do Jovem Aprendiz, independentemente da empresa na qual deseja ser contratado, é essencial atender a alguns requisitos que estão impostos pela lei de Aprendizagem. Esses requisitos são válidos para todas as empresas, mas é permitido a elas fazer alguns ajustes, por exemplo, na idade mínima e máxima.

De modo geral, para participar do programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos (às vezes esse requisito é de 14 a 21 anos, 16 a 21 anos, 16 a 24 anos, entre outros). Também é necessário estar no ensino fundamental/médio ou já ter se formado, mas nunca ter trabalhado com carteira assinada. É fundamental também se inscrever para empresas que possuam unidades na sua cidade, de modo contrário você não tem tantas chances de ser selecionado.

Para completar, o programa dá prioridade a jovens de baixa renda, mas caso você não seja, ainda pode participar e tem chances de ser selecionado. Para comprovar que é de baixa renda, é necessário que a família tenha um cadastro no CadÚnico do governo federal brasileiro.

Benefícios Jovem Aprendiz

Aqueles que se tornam Jovem Aprendiz de alguma empresa recebem diversos benefícios trabalhistas como os demais funcionários, sem distinções. A lei de Aprendizagem também prevê que as empresas devem pagar aos jovens contratados um salário de acordo com as horas trabalhadas, além de benefícios como vale transporte, vale alimentação, FGTS, férias remuneradas, 13º salário e muito mais.

Fora esses benefícios garantidos por lei, cada empresa também pode oferecer aos jovens benefícios extras, que ofereça aos seus demais funcionários, como seguro de vida, assistência médica e odontológica, entre outros. É necessário sempre conferir com a empresa tudo o que ela oferece.

A carga horária também varia, sendo de 4 ou 6 horas diárias, dependendo se o jovem contratado ainda estuda ou não.

Oportunidades Jovem Aprendiz

As oportunidades de Jovem Aprendiz podem ser encontradas em todo o Brasil, afinal empresas de médio a grande porte devem, pela lei, sempre oferecer vagas para os jovens que atendem aos requisitos. Para ficar ciente das oportunidades, a dica é acessar os sites das empresas que possui interesse e sempre ficar de olho nas vagas.

Grande maioria das empresas disponibiliza as suas vagas online, informando detalhes do cargo no seu próprio sistema ou no site VAGAS. As oportunidades são atualizadas com bastante frequência, por isso é recomendado acessar toda a semana para conferir as novas vagas.

Inscrições Jovem Aprendiz

As inscrições para o Jovem Aprendiz são realizadas online, pela própria empresa ofertante da vaga. É preciso acessar o site da empresa, conferir as suas vagas disponíveis e cadastrar o seu currículo. Uma vez que seu currículo está cadastrado, fica mais fácil de se candidatar às oportunidades.

É preciso acessar o site com regularidade até encontrar uma vaga de Jovem Aprendiz para a sua região e se candidatar. Não há datas específicas para que as vagas sejam liberadas, tudo depende mesmo de cada empresa. Em relação a bancos, como a Caixa, o processo seletivo é realizado pelo CIEE somente uma vez a cada dois anos. É preciso acessar o site do CIEE, se cadastrar e aguardar o anúncio das inscrições.

Em todos os casos, tudo é feito pela internet. Sendo assim, veja quais as empresas da sua cidade, busque seus sites e veja as vagas disponíveis. Você pode se inscrever em vários processos seletivos para aumentar suas chances de ser selecionado por alguma das empresas. Uma vez que você participa do programa e é selecionado, não pode participar novamente.

ANÚNCIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *