6 December, 2022

Como usar FGTS para construção de casa própria

Você sabia que o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – pode ser usado em financiamentos? O seu uso mais comum é para o financiamento imobiliário, mas nem todos sabem dessa utilidade e acabam por sacar o saldo em determinados momentos ou somente quando é demitido.

ANÚNCIOS

Entretanto, se você nunca usou o saldo do seu FGTS, é bem provável que ele possa ser usado para alguns financiamentos, como é o da construção da casa própria. Existem diversas modalidades e linhas de crédito que aceitam o FGTS e assim ficam ainda mais acessíveis.

A seguir, você poderá entender melhor como usar o FGTS para a construção da casa própria. Confira!

ANÚNCIOS

Regras de uso do FGTS para construção

Aqueles com interesse em comprar ou construir a casa própria, podem usar o FGTS para dar entrada no financiamento ou ainda para amortizar as parcelas durante 12 meses. Entretanto, para que o uso do FGTS seja liberado, alguns requisitos precisam ser atendidos.

Por exemplo, o trabalhador deve estar com carteira assinada há pelo menos 3 anos, não precisando ser necessariamente na mesma empresa. Outro detalhe importante é que o saldo do FGTS não pode ter sido usado nos últimos 2 anos e o trabalhador não pode ter nenhum outro financiamento em seu nome.

O terreno ou imóvel escolhido precisa estar localizado no mesmo município onde o trabalhador trabalha ou em um município da mesma região metropolitana. Todas essas regras de uso são importantíssimas e você consegue tirar dúvidas diretamente com a Caixa, que é quem paga o benefício trabalhista.

Quem pode usar o FGTS para construção?

Infelizmente, não são todas as pessoas que podem usar o FGTS para a construção da casa própria. Como mencionamos acima, podem usar o FGTS somente aquelas pessoas com pelo menos 3 anos de trabalho no CLT, podendo ser na mesma empresa ou em empresas diferentes.

Há outras exigências, como não possuir nenhum imóvel residencial em seu nome e não participar de nenhum outro financiamento. Se você atende a esses requisitos, pode usar o FGTS na compra ou construção do seu imóvel. Lembrando ainda que, é preciso também atender às exigências da linha de crédito que você está querendo contratar.

Por isso é sempre importante conferir todas as informações e detalhes, antes de entrar em contato e dar entrada na contratação.

Como solicitar o FGTS para construção?

Antes de você contratar uma linha de crédito para construir a casa própria, você deve conferir o saldo disponível no seu FGTS. Você pode fazer essa conferência através do aplicativo FGTS, basta fazer o seu cadastro e ir na opção “Saldo Total do FGTS”. Se você possuir um saldo consideravelmente bom, agora poderá reunir a documentação e entrar em contato com a empresa ofertante da linha de crédito.

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições do país e ela disponibiliza várias opções para quem quer obter a casa própria, inclusive uma linha específica para você que quer construir. Com a entrega da documentação necessária, o banco realiza a análise de crédito e uma análise de engenharia no lote escolhido. Somente depois disso você assina o contrato, recebe o dinheiro e começa a pagar pelas prestações.

Alguns documentos precisam ser apresentados, para que o banco possa fazer a liberação do seu FGTS. Entre eles, estão: documento de identificação (RG), extrato da conta vinculada ao FGTS, carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho, certidão de casamento quando for o caso e a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

FGTS no Casa Verde e Amarela

O FGTS também pode ser usado no financiamento do Casa Verde e Amarela, conhecido antigamente como Minha Casa Minha Vida. Todas as famílias que financiarem um imóvel através do programa, podem optar ou não pelo uso do FGTS. O saldo pode ser usado para dar a entrada no financiamento ou para amortizar algumas parcelas, deixando-as mais baratas por até 12 meses consecutivos.

Para que o saldo do FGTS seja usado, é preciso informar no momento da contratação do financiamento que você deseja usá-lo. A mesma documentação citada anteriormente é necessária e deve ser apresentada. Além de todas as facilidades que o Casa Verde e Amarela já oferece, o financiamento pode acabar ficando ainda melhor com o uso do FGTS.

FGTS no Caixa Construção

A Caixa possui uma linha de crédito voltada para trabalhadores que desejam construir a casa própria, conhecida como Caixa Construção. Através dessa linha de crédito, é possível comprar um terreno e construir seu imóvel ou, caso você já possua o terreno, apenas financiar então a construção da casa própria.

Com excelentes condições de pagamento e convênio com o Casa Verde e Amarela, ainda é possível usar o FGTS para que fique ainda melhor. Todas as dúvidas você pode tirar diretamente com a Caixa, por telefone ou indo até a agência mais próxima de você.

Saquei o FGTS na última vez que fui demitido

Essa é uma situação muito comum, geralmente quando somos demitidos sem justa causa, acabamos sacando o saldo do nosso FGTS. Entretanto, quando isso acontece, dificilmente você conseguirá usar o saldo restante para o financiamento. Isso porque é preciso não ter usado o saldo nos últimos 2 anos antes da contratação.

Por isso recomendamos que se você possui o interesse de obter um financiamento para a construção, evite ao máximo sacar o saldo do seu FGTS, para que daqui alguns meses, ele possa ser usado no seu financiamento. Caso você tenha sacado o dinheiro recentemente, recomendamos que aguarde por mais 2 anos, para dar entrada no financiamento.

FGTS

O FGTS é um benefício trabalhista pago a todos os trabalhadores no regime CLT pelo seu empregador. Esse valor pago pelo empregador fica em uma conta criada pela

Caixa no nome do trabalhador, para que ele possa ter acesso ao dinheiro quando for demitido por justa causa ou em situações como a de um financiamento imobiliário.

Se você possui carteira assinada, provavelmente já possui um saldo do FGTS, baixe o aplicativo e confira tudo!

ANÚNCIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *