6 December, 2022

Agendar Carteira de Trabalho – Passo a Passo

A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS -, conhecida somente como Carteira de Trabalho, é o documento que todo cidadão brasileiro deve ter para registrar suas experiências profissionais e comprovar seu tempo de trabalho para que consiga solicitar benefícios como a aposentadoria. A carteira de trabalho reúne todas as informações de trabalho de cada cidadão, possuindo também dados sobre FGTS, salário e outros benefícios.

ANÚNCIOS

Com ela é possível comprovar tempo de trabalho que é fundamental para receber vários benefícios trabalhistas e previdenciários. É possível ter mais de uma Carteira de Trabalho ao longo da vida, sendo necessário guardar todas elas. A seguir, você verá como agendar o atendimento para obter a sua primeira Carteira de Trabalho ou a sua segunda via. Confira a seguir!

Quem pode tirar a Carteira de Trabalho

ANÚNCIOS

A Carteira de Trabalho é um direito de todos os cidadãos brasileiros e pode ser solicitada por qualquer pessoa a partir de 14 anos. Brasileiros natos e naturalizados podem solicitar, assim como estrangeiros através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Portanto, a partir dos 14 anos, você já pode ter a sua Carteira de Trabalho para iniciar suas atividades, ainda que seja como um Jovem Aprendiz. É importante ressaltar que todas as vias da Carteira de Trabalho são gratuitas, você não paga nada pelo documento.

Documentos necessários para tirar a Carteira de Trabalho

Para tirar a Carteira de Trabalho, é necessário ter em mãos uma série de documentos importantes. É necessário apresentar, por exemplo, um documento de identificação do indivíduo que possua o seu nome completo, informações de nascimento e filiação, entre outras informações. A Carteira de Identidade é um exemplo de documento com essas informações, assim como a CNH.

Além desse documento, também deve ser apresentado o CPF, um comprovante de residência, foto 3×4 recente e comprovante de estado civil, como Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. Em caso de divórcio, é necessário apresentar a Certidão de Casamento com averbação.

Para quem vai solicitar a 2ª via da Carteira de Trabalho, esses mesmos documentos são necessários, além de outros como um documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior e boletim de ocorrência, nos casos de perda, roubo/furto. Se você solicitar uma 2ª via pelo fato da primeira estar danificada ou não puder mais usar, terá que apresenta-la também no momento da emissão.

Agendamento Online Carteira de Trabalho

A emissão da Carteira de Trabalho é feita presencialmente em postos de atendimento nos municípios, mas é possível agendar o atendimento online, para que quando você comparecer ao local, possa ser atendido com mais rapidez. É possível agendar online e por telefone.

Para agendar pela internet, você precisa acessar o site disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.  Informe o seu estado e município, o tipo de atendimento desejado (Emissão da Carteira de Trabalho), e digite o código de segurança.

Agora você deve escolher a unidade de atendimento mais próxima e depois clicar no calendário. Você poderá escolher o dia desejado para o seu atendimento, basta clicar sobre ele. Aparecerá uma tela com todos os horários disponíveis para atendimento no dia escolhido e você poderá selecionar aquele que fique melhor para você. Para finalizar, informe o seu CPF, data de nascimento e um telefone para contato. Digite o código de segurança e clique em “Agendar”.

Agendamento Telefone Carteira de Trabalho

Você também pode agendar o seu atendimento na unidade por telefone, ligando para o número 158, que é referente ao atendimento ao cidadão disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Você deve ter em mãos o seu RG e CPF.

Basta falar com o atendente e informar que você deseja agendar o atendimento. Ele permitirá que você escolha o dia e o horário, assim como no site.

Como tirar a Carteira de Trabalho

Depois que você fizer o seu agendamento, você deve comparecer na unidade escolhida com todos os documentos em mãos, no dia e horário marcado. Apresente os documentos e siga todas as instruções para que sua Carteira de Trabalho seja confeccionada.

É importante destacar que o agendamento online pode não estar disponível para todos os municípios e, se isso acontecer, você pode tentar agendar por telefone ou ir diretamente na prefeitura de sua cidade para ser encaminhado ao local de emissão do documento.

Aplicativo da Carteira de Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou para os cidadãos um aplicativo digital para quem deseja acessar a sua carteira e suas informações em tempo real, sem necessidade de ter a carteira em mãos. No aplicativo você pode solicitar a sua carteira, entrar com suas informações e fazer o download da mesma para acessar todos os detalhes, e também pode tirar todas suas dúvidas.

Você só precisar baixar o aplicativo no seu celular e fazer um pequeno cadastro para gerar a sua senha. Nesse cadastro é preciso informar dados pessoais como CPF, data de nascimento, estado civil, nome completo, nome da mãe, entre outros. Todos esses dados serão validados no CNIS e você poderá se cadastrar se estiverem corretos. Logo depois ainda é preciso responder algumas perguntas relacionadas aos seus últimos empregos, por isso é necessário ter a Carteira em mãos.

Com o cadastro realizado, você poderá acessar o aplicativo com a senha que foi gerada e então começar a utilizar dos principais serviços.

Carteira de Trabalho roubada – o que fazer?

Caso a sua Carteira de Trabalho seja roubada, você deve fazer um boletim de ocorrência e recuperar os registros rapidamente. Você consegue obter um registro da Carteira de Trabalho através do Cadastro Geral de Empregados e Empregadores, uma relação anual de informações sociais.

Você deve se dirigir até uma unidade de Trabalho e Emprego da sua região para solicitar a recuperação de todos os seus registros. Pela mesma plataforma usada para agendar o atendimento da Carteira de Trabalho, é possível agendar o atendimento para recuperação dessas informações. Em todos os casos, tenha o seu boletim de ocorrência em mãos, faça o agendamento e vá até o local rapidamente.

ANÚNCIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *