13 July, 2020

Alistamento Militar – Como se inscrever?

O alistamento militar é uma etapa muito importante na vida de alguns brasileiros e muitos, desde crianças, sonham com esse dia, enquanto outros abominam e fazem de tudo para serem dispensados. O alistamento militar nada mais é do que uma inscrição à seleção no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica. A maioria daqueles que faz o alistamento militar é chamado para passar pelo treinamento de, no mínimo, um ano. Há poucas exceções de casos que são dispensados, mas ainda assim todos que se encaixam nos requisitos devem realizar o alistamento militar. 

Fazer o alistamento militar hoje em dia está muito mais fácil. De modo tradicional, o alistamento continua sendo realizado na junta militar de cada município, mas agora também pode ser feito pela internet. Se você possui dúvidas sobre o alistamento militar e também quer saber como se inscrever, poderá conferir tudo a seguir. 

Quem precisa se alistar 

O alistamento militar é obrigatório a todas as pessoas do sexo masculino quando completam 18 anos. Isso é, todos os homens são obrigados a efetuar o alistamento militar, mesmo que tenham certas condições que irão lhe gerar, com certeza, a dispensa. O alistamento é obrigatório e deve ser feito nos primeiros seis meses do ano em que completam 18 anos. 

As mulheres não são obrigadas a se alistar, mas aquelas que se interessarem, também podem fazê-lo seguindo as mesmas regras. O brasileiro que não se alistar, acaba tendo que arcar com uma multa militar e também sofre alguns prejuízos. É possível arcar com essa multa militar e fazer o alistamento até a idade máxima de 45 anos. 

Documentos necessários para o Alistamento Militar 

Para fazer o alistamento militar, você deve ter em mãos o número do seu CPF. Quem não tem o documento do CPF em si, pode encontra-lo no seu documento de identidade. Caso não possua o número do seu CPF por alguma razão, é necessário reunir os seguintes documentos: 

– Certidão de Nascimento; 

– Comprovante de Residência; 

– Documento oficial de identificação com foto. 

Quem tiver o número do CPF, consegue fazer o alistamento militar online. Quem não tiver, terá que reunir os documentos citados acima e leva-los até a junta do serviço militar de sua cidade para receber instruções. 

Passo a passo do Alistamento Militar 

O alistamento militar atualmente pode ser feito online, diretamente no site https://www.alistamento.eb.mil.br/.  Logo na primeira página você deve ir na opção “Quero me Alistar”. 

Em seguida, será preciso escolher uma entre as seis situações que são disponibilizadas. Há a opção para quem é o responsável pelo sustento da família, para quem mora no exterior e não tem CPF, para quem tem algum tipo de necessidade especial, para quem quer usar um nome social para se alistar, para quem não concorda com a atividade militar e ainda a última opção, para aqueles que não se encaixa em nenhuma das anteriores. 

Se optar por essa, terá que então informar o seu CPF, sua data de nascimento e nome da sua mãe. Depois de clicar em “login”, terá que continuar preenchendo o formulário. No final, receberá todas as demais instruções de como prosseguir. Geralmente, após a inscrição, é necessário aguardar a carta informando se você foi convocado ou não. 

Multa Militar 

A multa militar deve ser paga por todos aqueles que não efetuarem o alistamento militar por algum motivo. Por exemplo, caso você perca o prazo estipulado para se alistar, é necessário comparecer à junta militar de sua cidade, efetuar o pagamento da multa e então efetuar o seu alistamento. 

Além disso, quem realmente deixou de se alistar, tem até os 45 anos de idade para pagar a multa e poder se alistar. Entretanto, quem deixar de se alistar por algum motivo não terá que se preocupar apenas com a multa, mas com vários outros prejuízos que podem surgir ao longo da vida. 

O que acontece com quem não faz o Alistamento Militar 

Quem não faz o alistamento militar é realmente prejudicado, afinal essa é uma obrigatoriedade e muitos aspectos em nossa vida exigem que tenhamos nos alistado para o serviço militar. Aqueles que não realizam o alistamento militar estão em débito com o Serviço Militar e por isso não podem: 

– Conseguir um passaporte ou aumentar a validade do que já possui; 

– Se matricular em qualquer instituição de ensino; 

– Participar de concursos públicos; 

– Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios; 

– Atuar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou subvencionada; 

– Tirar a carteira profissional; 

– Entre outros. 

Por isso é tão importante que todos os homens façam o alistamento militar. Depois do alistamento, caso cumpram determinados requisitos, é possível solicitar que não seja convocado para atuar. 

Exceções do Alistamento Militar 

O alistamento militar possui algumas exceções importantes que devem ser mencionadas. Por exemplo, aqueles que começaram a cursar Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária podem adiar o alistamento até o término do curso, mas devem depois que se formar, participar da seleção para servir como um oficial temporário médico, farmacêutico, dentista ou veterinário. 

Todas as pessoas, até mesmo aquelas com algum tipo de deficiência, devem se alistar. No entanto, geralmente recebem um certificado de isenção do Serviço Militar. Por isso, mesmo que você ou seu filho tenha alguma deficiência, ele deve se alistar para que possa ser liberado do serviço militar. 

Alistamento Militar 

O alistamento militar é uma etapa que põe medo em muitos garotos e jovens, mas que pode ser muito benéfica para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal. No ano que você completar 18 anos, busque se alistar dentro do prazo e evite se inscrever em qualquer faculdade além das mencionadas, pois se você for chamado para servir, não poderá comparecer às aulas. 

O serviço militar tem duração mínima de um ano e depois desse período geralmente os jovens são liberados do serviço, mas aqueles que desejam, contam com a opção de ficar e construir carreira no Exército, na Aeronáutica ou na Marinha. Acesse o site e saiba mais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *