6 December, 2022

Fies 2020

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um programa criado pelo Ministério da Educação que tem o objetivo de financiar o curso superior de estudantes matriculados em instituições privadas. O programa permite que os jovens realizem o curso sem precisar pagar a mensalidade, arcando com elas somente depois de já estar formado e com um trabalho. Quando isso acontecer, os estudantes devem arcar com as mensalidades acrescidas dos juros do programa.

ANÚNCIOS

Muitos estudantes conseguem começar a estudar justamente por causa do FIES, afinal não precisam arcar com nenhuma mensalidade enquanto estudam. Para 2019, o Fies liberou a contratação de 100 mil novos contratos, o que significa que muitos estudantes serão beneficiados. Ele é um programa muito concorrido e que possui suas vantagens. A seguir, entenda como funciona o Fies 2019, quais mudanças ocorreram recentemente e como você também pode participar.

Como funciona o Fies 2019

ANÚNCIOS

Recentemente o Fies passou por algumas mudanças, trazendo um programa totalmente reformulado para esse ano, com o intuito de atender cada vez mais jovens necessitados. O Fies agora apresenta uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar de cada estudante interessado. Além disso, uma das principais mudanças para o Fies 2019 é a possibilidade de conseguir financiamento com juros 0, ou seja, sem nenhum acréscimo na mensalidade quando você for pagá-las.

Os estudantes mais necessitados, ou seja, aqueles com uma renda ainda menor, poderão contar com juros menores no financiamento, além de poderem conseguir juros 0. O novo Fies também promete maiores prazos de pagamento e uma maior transparência para com os estudantes. No Fies você se inscreve no sistema, torcendo para que sua renda seja compatível e para que a nota de corte obtida também seja o suficiente para o curso desejado. Se você se encaixa em todos os requisitos e se a sua nota for alta o suficiente, você é chamado para dar entrada no contrato.

Modalidades de Financiamento do Fies

O novo Fies possui três modalidades de financiamento que servem para enquadrar de forma melhor os estudantes e assim conseguir identificar aqueles mais necessitados para lhes oferecer condições melhores, como juros 0.

A modalidade I disponibiliza vagas no financiamento com juros 0, mas somente para os estudantes com uma renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. O pagamento das mensalidades irá respeitar o limite de renda do estudante, sendo consideravelmente mais baixo.

A modalidade II são financiamentos destinados para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Esses financiamentos são realizados com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, sendo voltados para estudantes com uma renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa. Já a modalidade III oferece financiamentos para todo o país, utilizando recursos do BNDES. Também é preciso ter uma renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.

Os estudantes não podem mudar a modalidade durante o financiamento.

Quem pode participar do Fies 2019

Para poder se inscrever no Fies 2019 é necessário atender a alguns requisitos muito importantes. Podem participar pessoas que participaram de uma das edições do Enem a partir de 2010 e que tiraram uma média maior ou igual a 450 pontos. É necessário não ter zerado a redação.

Se você atende a esses requisitos, já está apto a se inscrever, no entanto, há alguns fatores que inviabilizam a inscrição em alguns casos. Por exemplo, se você já for um estudante e estiver com disciplinas trancadas, não pode participar. Não podem participar também aqueles que já tenham sido beneficiados pelo Fies anteriormente e estudantes que recebem a bolsa integral do ProUni. Tudo isso pode ser conferido com mais detalhes no site do próprio fies 2019.

Como se inscrever no Fies 2019

As inscrições no Fies 2019 abrem no início de cada semestre e devem ser feitas no site do Fies Seleção. Quando for o período de inscrição, os interessados devem acessar o site e clicar em “Primeiro Acesso”. Logo depois deverão informar o CPF, data de nascimento e o código de verificação da imagem. Automaticamente, o sistema irá identificar a sua participação no Enem a partir de 2010 e também suas notas, para que sua inscrição possa seguir adiante.

Cadastre um e-mail e uma senha, depois acesse o link de verificação enviado para o seu e-mail e retorne ao site, acessando com seu CPF e a senha. Informe todos os dados pessoais que são solicitados, assim como informações sobre o seu grupo familiar e a sua renda. Escolha a modalidade na qual deseja concorrer e escolha até 3 opções de cursos de seu interesse.

Conheça o Simulador do Fies 2019

No site do Fies 2019 os estudantes podem contar com o Simulador de Financiamento do Fies, para que seja possível conferir como ficará o seu financiamento. A ferramenta irá calcular aproximadamente o valor das prestações, de acordo com os dados que você fornecer.

Para usar o simulador, acesse o site e informe o semestre em que você quer se inscrever, a quantidade de semestres do seu curso, informe também se é bolsista do ProUni ou não (somente com bolsas parciais), a porcentagem de financiamento que deseja, o valor da semestralidade e o melhor dia para vencimento de cada parcela. No final você terá o resultado e poderá refazer a simulação quantas vezes desejar, alterando alguma informação.

Vagas e Resultados Fies 2019

Somente a modalidade I do Fies 2019 possui lista de espera e pode disponibilizar vagas remanescentes, mas para isso é preciso aguardar o final de todo o processo, o que pode levar alguns dias até que os selecionados sejam entrevistados e assinem o contrato. Aqueles candidatos que não são chamados na primeira chamada, por assim dizer, já entram automaticamente na lista de espera.

Todos os resultados do Fies podem ser acompanhados pelo mesmo site da inscrição, sendo possível conferir a relação dos candidatos selecionados na página inicial. Também é possível conferir o resultado entrando em contato com a instituição de ensino escolhida no ato da inscrição. Em todos os casos, tire suas dúvidas no site do Fies.

http://fies.mec.gov.br/

ANÚNCIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *